Você sabia que menos de 11% dos trabalhadores ousam pedir aumento salarial, por não saber como fazer ou por medo de uma negativa?
O medo do NÃO é o fator principal que leva as pessoas a não acreditarem que são capazes de conseguir um aumento salarial.
Para romper esta barreira, hoje darei umas dicas que, se seguidas a risca poderão lhe ajudar a conquistar o tão desejado aumento:
1º _ Escolha o momento certo para conversar com seu chefe. O ideal é quando seu trabalho vem sendo constantemente elogiado, não só pelos superiores, mas também pares e pessoas dos outros departamentos.
2º _ Saiba em que momento seu superior e sua empresa estão. Se no último ano ela acumulou um prejuízo enorme, mesmo que você seja o melhor funcionário, dificilmente conseguirá alguma coisa.
3º _ Marque uma reunião formal com seu superior para falar sobre sua condição salarial.
4º _ Nunca vá solicitar um aumento dizendo "recebi uma proposta mais interessante do que tenho aqui". Nenhum chefe experiente cai em blefes e você ainda corre o risco de queimar sua imagem.
5º _ Nunca comece a conversa com coisas como "acho que você não aprecia meu trabalho" ou "a empresa não me reconhece", mesmo porque seu interlocutor é seu chefe e não seu terapeuta. Seja profissional.
6º _ Tenha uma proposta embasada em mente ("busco um aumento na ordem de 20%") e esteja preparado para a negociação. O ideal é antes pesquisar no mercado em sites de headhunters e jornais sobre a média salarial vigente para seu cargo e não se esqueça de contabilizar benefícios que você tem no momento.
7º _ Mostre sempre o valor que você tem na instituição, em números se puder.
Exemplo: "nos últimos meses trouxe N clientes para a empresa e como consequência o faturamento cresceu em X%"), mas não se esqueça que isso é válido se você superou as expectativas do cargo.
Lembre-se, ninguém ganha uma promoção por só fazer aquilo para o qual foi contratado.
8º _ Um ponto importante a seu favor é a imagem que tem entre seus colegas, parceiros e clientes. Se você é uma pessoa que está sempre disposta a trabalhar pelo bem do departamento e da empresa no geral, isso com certeza vai pesar a seu favor. Especialmente se você executa tarefas adicionais que não estão na sua descrição de cargo.
9º _ Mantenha-se calmo e comedido durante o diálogo e prepare-se para eventuais contrapartidas e reações de seu interlocutor incluindo aí críticas ao seu desempenho, mesmo porque, de certa maneira, você está forçando seu chefe a uma realidade inesperada. E saiba que dificilmente você conseguirá uma resposta no ato por isso deixe a porta aberta para negociações futuras.
10º _ Se no final de tudo a resposta for positiva, agradeça seus superiores (calmamente, nada muito exagerado) e não relaxe no trabalho, justamente para mostrar que a decisão foi acertada. Se receber um "não" como resposta, não desanime. Continue se esforçando para tentar de novo em um futuro próximo ou busque novas oportunidades no mercado.
Boa sorte!!!