terça-feira, 23 de agosto de 2011

Perdendo o medo de falar em público



A necessidade de apresentar-se em público esta cada dia mais evidente para os profissionais da atualidade.

Infelizmente muitos se prendem no medo de uma platéia e acaba por perder ótimas oportunidades de mostrar seu potencial e assim crescer profissionalmente.

Com o objetivo de ajudar a sanar esta falha apresento a seguir algumas dicas para que você obtenha êxito na próxima vez que precisar apresentar-se em público!

Primeiramente entenda que as suas primeiras apresentações não serão incríveis como os seus ídolos por um simples fato: eles já são experientes!

Por isso evite comparações que lhe encherão de medo e ansiedade e estude bastante o tema que irá apresentar para que tenha mais segurança ao falar.

Busque praticar a sua apresentação para que ela saia o melhor possível; para isso sugiro que convide seus amigos, familiares e até colegas de trabalho para assistirem sua apresentação antes do grande momento. Eles poderão  dar dicas valiosas!

Não confie somente na memória ao fazer uma apresentação. Vejo muitas pessoas perderem a estrutura diante de uma platéia porque ficou nervoso ao ver as pessoas e não conseguem se lembrar do que ia apresentar.

Faça uma colinha com os principais tópicos da sua apresentação e não se envergonhe de utilizá-lo sempre que precisar. Uma simples olhada no papel lhe trará segurança e ativará sua memória.

Conheça o seu público e sua linguagem.
Cada público é distinto e tem um nível de linguagem e conhecimento diferente. O maior erro é pensar que uma apresentação agradará a todos os públicos.

Aprenda que cada vez que for apresentar precisará adaptar tua linguagem e os exemplos utilizados aos ouvintes para que sua mensagem seja transmitida e compreendida de forma clara.

Use recursos audiovisuais para enriquecer sua apresentação. Hoje você consegue vídeos e dados ótimos na internet que exemplificarão o teu tema e farão que tua apresentação não fique muito cansativa.

Lembre-se de manter a postura diante das pessoas. Não fique de qualquer jeito e esteja bem apresentável.

A naturalidade ao falar virá com o tempo. Quanto mais se apresentar mais natural ficará teu relacionamento com a platéia.

Estas dicas servem tanto para você que atua com um grande público quanto para você que trata apenas com teus clientes ou fornecedores.

Para exemplificar um pouco mais apresento o vídeo a seguir que demonstra a necessidade de expor as idéias em uma reunião de trabalho e a grande diferença que isso faz em uma ascensão profissional.

 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O benchmarking profissional

Certamente você concordará comigo quando digo que “o que é bom merece ser copiado”!
Porque não copiar bons exemplos também no trabalho?
Sabe aquele chefe de setor ou diretor que você admira? Aquele cargo que você pretende ocupar no futuro?
O benchmarking pode lhe ajudar a conquistá-lo.
Para você que não conhece o termo benchmarking aqui vai a definição: é um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.

É um processo de descoberta e de uma experiência de aprendizagem. Exige a identificação das melhores práticas e a projeção do desempenho futuro.
A idéia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, "copiar" modelos de outras empresas significa "economizar" tempo e trabalho.
Por definição, as "cópias" nunca serão iguais. Haverá sempre ajustes, adaptação e aprimoramentos, o que garante a "evolução" da idéia original.
Aplicando este conceito no âmbito da tua escalada profissional teremos o seguinte cenário:
 De um lado você, profissional da empresa X desejoso de ascensão na tua carreira e do outro os profissionais que estão onde você quer estar.
Sua missão será se espelhar neles!
Observar o perfil dos seus gestores e incorporar estas características ao seu perfil profissional.
Descobrir o que é necessário para ocupar aquela função; os conhecimentos valorizados e a formação solicitada e fazer esta trajetória para estar pronto quando esta oportunidade surgi a sua frente.
Isto significa planejar para o futuro!
Começar uma faculdade se a posição almejada exige nível superior, um curso de línguas caso precise de outro idioma ou uma especialização quando esta for exigência do cargo pretendido.
Pergunte onde seu gestor fez a faculdade, diga que você quer seguir os passos dele.
Este simples gesto lhe fará subir no conceito dele!
E não se esqueça de fazer as correções e adaptações no trajeto quando se fizerem necessárias.
Muita gente obteve e obtêm sucesso aplicando o benchmarking.
Porque você não teria? Faça a experiência!
O video abaixo lhe servirá de inspiração!