quarta-feira, 15 de junho de 2011

As sete habilidades fundamentais para uma liderança de sucesso

Atualmente, existe no mercado uma grande busca por capacitar lideranças dentro das empresas. Muitas das vezes não entendemos o porquê desse novo fenômeno.
O que acontece é que as empresas estão descobrindo que o funcionário não é mais um numero e sim um indivíduo cheio de necessidades e potencial, que produz muito mais quando bem liderado.
Para que você que já lidera pessoas possa melhorar ainda mais apresento a seguir algumas habilidades fundamentais para que tenha sucesso em sua empreitada. E para você que deseja ser um líder, aconselho que comece a desenvolver estas habilidades:

As mudanças constantes exigem o aprendizado de coisas novas, direcionando o desenvolvimento de novos métodos de trabalho e de novas posturas diante dos clientes, buscando cada vez mais um diferencial de competitividade por isso aprenda a LIBERAR O POTENCIAL DE CADA INDIVIDUO DA EQUIPE!

Cada indivíduo é responsável pelo seu plano de carreira e sua empregabilidade. A segurança pessoal e profissional vem do conhecimento daquilo sobre o que cada um tem maior interesse e aptidão, cabendo ao líder direcionar o indivíduo à realização de atividades que lhe tragam satisfação e que possam atingir seus objetivos. O bom líder INCENTIVA AS PESSOAS A BUSCAREM O AUTODESENVOLVIMENTO!

Muitos problemas podem ser identificados por quem escuta com atenção. Além de estar atento ao conjunto de palavras, é necessário perceber os pedidos de ajuda, explícitos ou não. Deve - se ouvir com interesse a verdade do funcionário, especialmente quando esta opinião for diferente da sua e está aberto para transmitir seus conhecimentos sem temer que seus ensinamentos possam ser uma ameaça para si próprio. É fundamental saber OUVIR E ENSINAR!


A responsabilidade pela obtenção dos resultados nos projetos efetuados pelas pessoas deve ser calcado no compromisso mútuo. O comprometimento com as realizações deve ser compartilhado entre o líder e o indivíduo, uma vez que é imprescindível uma condução adequada nos projetos, bem como uma definição clara daquilo que é possível fazer. Assim sendo aprenda a COMPARTILHAR RESPONSABILIDADES!


As pessoas, quando passam por um processo de mudança no âmbito da empresa, naturalmente tendem a resistir a um novo paradigma, por inúmeros motivos. O principal deles é o desconhecido, que afeta a rotina já estabelecida, e o aprendizado de coisas novas, que poderá interferir em sua zona de conforto e na acomodação a uma situação já conhecida. Nessas horas é fundamental que o líder saiba ORIENTAR AS PESSOAS tanto no nível técnico quanto no comportamental.


Os novos talentos precisam ser mantidos na empresa para contribuir para as novas formas de trabalho e promover resultados competitivos no mercado. O líder pode estimular a trajetória do profissional, reforçando positivamente os comportamentos desejados e estimulando cada vez mais a busca da aplicabilidade de seus conhecimentos dentro da empresa. O grande desafio de hoje é manter o capital intelectual dentro da empresa e o líder é fundamental para isso. SAIBA RETER TALENTOS!

Tenha clara convicção que por mais que você tenha conhecimentos, sempre precisa aprender mais. Um bom líder está aberto a novas técnicas e para aprender com a equipe, tanto na execução do trabalho quanto no tratar com as pessoas. BUSQUE CONSTANTANTEMENTE O SEU DESENVOLVIMENTO

E lembre – se que não se alcança o respeito da equipe sem que se aprenda primeiro a respeitar cada individuo que a compõe.

O video abaixo complementa nossa discursão sobre o que é liderar com sucesso.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recrutamento interno, uma nova realidade.

É comum hoje ser perguntado em processos de seleção onde se quer estar dentro de um ano ou mais. O objetivo desta pergunta é saber se você pretende crescer ou se pretende ficar estagnado na empresa.
Esta pergunta é de vital importância para os gestores, pois existe uma gana de oportunidades dentro das organizações e as empresas preferem abrir processos internos para ocupar a função e ter funcionários que já estão inseridos em sua política.
Os processos internos estão cada vez mais comuns principalmente em grandes organizações e a nova légua de funcionários precisa estar de olho nessa oportunidade.
Infelizmente vejo muitos reclamando que o mercado esta ruim, que não encontram emprego com um salário igual ao que tinha antes e que hoje as empresas preferem gente sem experiência.
Na verdade não estão reconhecendo esta nova realidade, ou não aceitam que o fim de um ciclo significa o começo de outro. Se ofertar no mercado significa começar tudo de novo e isso representa, muitas vezes, começar do zero.
As empresas aplicaram processos seletivos e optaram por aquele que melhor representa o perfil dela e que melhor entende o seu objetivo final. Este processo acontece também na dinâmica de crescimento interno.
Quando se abre o chamado R.I. ( recrutamento interno) temos uma oportunidade ímpar de crescer dentro de ambiente conhecido, e trabalhar com pessoas com quem já estamos acostumados.
É fundamental também saber que nem sempre conseguirá aprovação no primeiro processo que disputar e que nessa hora precisa ter maturidade, analisar o porquê da não aprovação e se preparar para o próximo.
Quem esta de volta ao mercado precisa ter em mente que não encontrará oportunidades iguais há 10 anos atrás e que recomeçar do zero, ou melhor, numa função inferior a ultima trabalhada poderá ser preciso.
Em síntese, aprender a viver com um salário menor e começar a escalada profissional no primeiro degrau poderá ser teu desafio. Não se deixe abater e não fique se lamentando, pois lamentos não lhe concederam uma boa colocação profissional.
Erga a cabeça, visualize teu desafio e diga sem exitar: ESTA NOVA VITÓRIA É MINHA.
Acredite em você e não terá obstáculo suficientemente grande para impedir teu sucesso!!!
O vídeo abaixo relata uma historia real de um homem que lutou contra o racismo e a humilhação, sem nunca desistir, para atingir um posto superior na sua empresa. Não deixe de assistir!!!