É comum hoje ser perguntado em processos de seleção onde se quer estar dentro de um ano ou mais. O objetivo desta pergunta é saber se você pretende crescer ou se pretende ficar estagnado na empresa.
Esta pergunta é de vital importância para os gestores, pois existe uma gana de oportunidades dentro das organizações e as empresas preferem abrir processos internos para ocupar a função e ter funcionários que já estão inseridos em sua política.
Os processos internos estão cada vez mais comuns principalmente em grandes organizações e a nova légua de funcionários precisa estar de olho nessa oportunidade.
Infelizmente vejo muitos reclamando que o mercado esta ruim, que não encontram emprego com um salário igual ao que tinha antes e que hoje as empresas preferem gente sem experiência.
Na verdade não estão reconhecendo esta nova realidade, ou não aceitam que o fim de um ciclo significa o começo de outro. Se ofertar no mercado significa começar tudo de novo e isso representa, muitas vezes, começar do zero.
As empresas aplicaram processos seletivos e optaram por aquele que melhor representa o perfil dela e que melhor entende o seu objetivo final. Este processo acontece também na dinâmica de crescimento interno.
Quando se abre o chamado R.I. ( recrutamento interno) temos uma oportunidade ímpar de crescer dentro de ambiente conhecido, e trabalhar com pessoas com quem já estamos acostumados.
É fundamental também saber que nem sempre conseguirá aprovação no primeiro processo que disputar e que nessa hora precisa ter maturidade, analisar o porquê da não aprovação e se preparar para o próximo.
Quem esta de volta ao mercado precisa ter em mente que não encontrará oportunidades iguais há 10 anos atrás e que recomeçar do zero, ou melhor, numa função inferior a ultima trabalhada poderá ser preciso.
Em síntese, aprender a viver com um salário menor e começar a escalada profissional no primeiro degrau poderá ser teu desafio. Não se deixe abater e não fique se lamentando, pois lamentos não lhe concederam uma boa colocação profissional.
Erga a cabeça, visualize teu desafio e diga sem exitar: ESTA NOVA VITÓRIA É MINHA.
Acredite em você e não terá obstáculo suficientemente grande para impedir teu sucesso!!!
O vídeo abaixo relata uma historia real de um homem que lutou contra o racismo e a humilhação, sem nunca desistir, para atingir um posto superior na sua empresa. Não deixe de assistir!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário