Semana passada, durante uma visita a um cliente que desejava fazer um treinamento para desenvolver suas lideranças observei dois comportamentos que muito me chamou a atenção: o primeiro de um funcionário que surgiu do nada e criticou o outro de uma forma muito dura na frente dos demais colegas de trabalho, algo que me deixaria bem envergonhado.
Ainda observando a cena, como pessoa curiosa que sou, vi que o criticado não reagiu e que simplesmente deixou o local depois que o outro disse tudo o que tinha a dizer.
Aquela cena não saia da minha cabeça e a todo instante me perguntava “onde esta o gerente daquela equipe que não se manifestou?”
Quando a cliente me levou para visitar a empresa pedi para que apresentasse também os gerentes a quem ministraria o treinamento e para minha surpresa o primeiro que conheci foi o jovem que presenciei sendo desacatado.
Fazendo uma reflexão mais profunda constatei que ele não conhece os cinco poderes que todo gestor possui.
Se ele entendesse que foi legitimado na função de gerente e que por isso só já possui autoridade e que deve exercê-la, certamente poderia ter evitado aquele episodio e assim não perderia o respeito dos membros de sua equipe. É o chamado poder legitimo.
Algumas empresas trabalham com premiações baseadas em resultados e desempenho. Todo gestor tem a função de acompanhar os resultados de sua equipe, trabalhar na correção de falhas visualizadas e de aplicar a recompensa a quem tem direito. Este poder de recompensa também pode ser uma ferramenta de troca entre gestor e equipe em determinadas situações, vale a pena analisá-lo com mais profundidade.
Algo que prezo muito em qualquer ambiente e principalmente dentro de uma empresa é o respeito aos demais. Todo gestor deve frisar este ponto dentro de sua equipe e com as demais equipes e, se fizer necessário, exigi-lo.
Uma forma de obtê-lo quando nada mais funciona é através da coerção. Punir através de advertência, corte nas premiações e outras ferramentas utilizadas pela empresa. O poder coercitivo deverá ser utilizado somente em ultimo caso para não criar um ambiente de medo dentro das equipes. Um bom gestor dá segurança para que todos possam executar seu trabalho de forma tranqüila e pacifica, sem ameaças.
Toda empresa busca gestores que sejam referencias para a equipe. Alguém em que possam espelhar e assim produzir mais. O poder de referencia é uma ferramenta de grande valia quando bem aplicado. Analise bem sua empresa, talvez os lideres que precise estão ai mesmo.
É fundamental para o alcance de bons resultados que os gestores sejam competentes, isso é, possuam conhecimento sobre as funções que terão como gerentes e também sobre as funções de sua equipe. Caso ainda não tenham o poder de competência, deverão passar por um treinamento de qualificação. Somente assim poderão corresponder as solicitações da empresa.
Conheça bem seus poderes e também as responsabilidades adquiridas com eles e assim será um grande profissional dentro de sua empresa.
Sucesso para você e sua equipe!
Inspire-se no grande Ayrton Senna!
Nenhum comentário:
Postar um comentário