segunda-feira, 4 de julho de 2011

A arvore das competências

Provavelmente você já ouviu a estória a seguir, mesmo assim peço que a leia com atenção e que faça a experiência de ser cada um dos três personagens centrais. 
O senhor “Marcha Lenta” entra na sala do seu diretor e pergunta:
- “Por que não fui lembrado para aquela promoção que saiu na semana passada? Esperava que com a minha experiência fosse o indicado.”
Neste momento ouviu-se um barulho diferente que vinha da rua. O diretor pediu ao senhor “Marcha lenta” que verificasse do que se tratava.
- "É uma fila enorme de caminhões que está passando aí na frente".
- "O que eles estão levando?
- "São caixotes".

E “Marcha Lenta” retorna à mesa do diretor. O diretor pergunta:
-"Caixotes com o que?"
"Marcha Lenta” vai à janela novamente e retornando diz:
- "Não dá para ver, estão fechados".
O diretor pergunta :
- "Para onde vão os caminhões"?
“Marcha Lenta”, mais uma vez, retorna à janela e diz:
- "Vão para a direção leste".
- "Acho que já posso dar uma resposta à sua pergunta. Aguarde aqui na minha sala..."
- diz o diretor.
O diretor chama o senhor “Olho Vivo” e pergunta-lhe:
- "Olho Vivo, por favor, tem um barulho aí na rua em frente. Veja o que está acontecendo”.
Cinco minutos depois, Senhor “Olho Vivo” voltou ao diretor, falando com firmeza:
- "São nove caminhões carregados de caixas com artefatos de ferro da Cia Ferrobrás. Fazem parte de uma encomenda que a empresa está mandando para São Paulo. Esta manhã passaram outros dez caminhões com a mesma carga. O carregamento é consignado à firma XPTO Ltda., da cidade de Londrina, no Paraná".
O diretor agradeceu ao Senhor “Olho Vivo”, o novo gerente promovido recentemente, virou-se para “Marcha Lenta”, limitando-se a dizer-lhe :
- "Está respondido?"
Temos ouvido falar, cada dia mais, no termo arvore das competências e muitas vezes não entendemos direito o que significa isso.
É parecido com arvore genealógico, no entanto tem uma visão empresarial. Aqui esta linkado o conjunto de conhecimentos adquiridos na sua vida profissional.
Assim como uma arvore precisa de raízes fortes para se sustentar, o profissional de hoje precisa ter raízes firmes. A estas raízes damos o nome de atitudes ou histórico profissional.
Em outras palavras, como você será lembrado:
Um profissional como o senhor Marcha-Lenta ou como o senhor Olho Vivo?
Um profissional proativo desejoso de alto desenvolvimento e crescimento ou um profissional acomodado que nunca crescerá dentro de uma empresa?
As raízes são suas qualidades como: iniciativa, relacionamento interpessoal, compromisso com metas e resultados, etc.
Se firmes conseguirão sustentar um tronco forte, composto dos diversos conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida profissional. São os cursos, capacitações e outros conhecimentos que lhe permitirão alavancar sua carreira e lhe torna diferenciado dos demais colegas de trabalho.
Com raízes fortes e um tronco firme a copa de certamente será vistosa e atraente.
Nela esta as habilidades adquiridas ao longo da vida profissional. Isso quer dizer como colocar em pratica os conhecimentos adquiridos. Muitos profissionais possuem vários cursos e certificações e não sabem como utilizá-los.
Infelizmente não possuem uma copa vistosa.
Aqui é que esta a diferença: não basta dizer que sabe, é de fundamental importância demonstrar que sabe!
Ou seja, nossa arvore é formada por nossas atitudes profissionais + conhecimentos adquiridos + habilidade para por em pratica tudo o que sabemos.
O video a seguir exemplifica bem a necessidade de atitude, conhecimento e habilidades para chegar onde se deseja profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário