Tenho visto muitas pessoas por ai dizendo que trabalham com treinamentos, mas quando se chego perto recordo meu tempo de ensino fundamental.
São pessoas sentadas em carteiras escolares em filas retas com cadernos, lápis e borracha em punho. E para completar até chamam o instrutor de professor.
Parece brincadeira isso, mas não é.
O que fica evidente aqui é que o instrutor muitas vezes não sabe discernir treinamento de curso e acaba perdendo e muito no resultado final.
Saber discernir entre um e outro não quer dizer que a partir desse momento você trabalhará exclusivamente com treinamentos. Significa que passará a entender melhor a necessidade do teu cliente interno ou externo e poderá lhe oferecer o que melhor lhe atenda e assim será reconhecido como um profissional que traz soluções reais.
Muitas vezes veremos que o treinamento não é a melhor opção para a empresa.
Nesse momento juntaremos livros e mais livros e criaremos um cursinho que atenda com maior eficácia, principalmente quando se trata de assuntos técnicos (lembrando que deve separar parte do seu curso para a prática do conteúdo ministrado). Aí faremos slides, elaboraremos apostilas para os alunos e seremos chamados de fessô. Rsrsrsrs
O treinamento não tem material e o processo é vivencial. Aprendemos trocando experiências, discutindo em grupo e formando nossas próprias opiniões. Costumo utilizar slides, vídeos, dinâmicas e jogos para despertar o interesse dos treinandos e aguçar sua vontade de trocar conhecimentos. São ferramentas úteis e de fácil aquisição no mercado que enriquece e muito o trabalho do instrutor.
Com o tempo você construirá um acervo tanto para os treinamentos quanto para cursos e quando alguém lhe perguntar se você dá aulas ou treinamentos responda sem medo: os dois. Dependerá da necessidade da empresa!
Admilson, já estou e seguindo. Boa a idéia do blog, o tema é relevante nesse momento (quase eterno) de preparação para novos tempos. Siga em frente e sempre que houver possibilidade de tempo, participarei. Um abraço.
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha gostado do blog. O objetivo é informar sempre sobre treinamento e desenvolvimento além de ajudar os profissionais que se interessem por T&D e pelo desenvolvimento profissional.
ResponderExcluirSeja muito bem vindo.
Legal Admilson! Siga em frente!
ResponderExcluir