terça-feira, 17 de maio de 2011

Você é um profissional auto-motivado?

Quando comecei minha vida profissional tive a felicidade de trabalhar com um grande empreendedor com quem aprendi muito.
Um dos ensinamentos mais importante compartilho com vocês aqui e agora.
Disse ele certa vez: quando me casei, ainda bem jovem decidi deixar minha cidade e vim para BH com minha esposa já que morávamos na roça e lá não tem muitas oportunidades.
Fiquei hospedado na casa de um parente e consegui um emprego de servente. Trabalhava pesado de 07:00 as 17:30 todos os dias e quando o sinal tocava era só o tempo de tomar um banho de gato e correr pra escola. Sabia que precisava terminar meu primeiro grau ou não ia conseguir nada melhor. Tinha dias que estava tão cansado que dormia dentro da sala de aula. Foi uma luta pra fazer aquele supletivo.
Quando acabei me escrevi no segundo grau porque naquela época ter segundo grau era muito importante. E também procurei outro emprego.
Consegui uma vaga como auxiliar de limpeza numa fabrica em Betim. Lá estava eu, matuto, moço tímido e sonhando alto; vendo aqueles homens de terno e pensando um dia serei um deles.
Depois de alguns dias tomei coragem e perguntei a um colega de trabalho que tinha mais tempo que eu: escuta esta empresa é boa mesmo?
_ É boa sim. O patrão e meio chato, mas paga direitinho.
E dá pra gente subir aqui?
_ Dá! Estou aqui só há 10 anos e a partir da semana que vem serei encarregado da limpeza.
Aquilo foi um banho frio nos meus sonhos. Fui pra casa pensando: 10 anos pra uma promoção?
Dormi pensando nisso.
No outro dia levantei cedo. Minha esposa estava arrumando minha bolsa, colocou minha marmita e lá fui eu.
Tinha um firme propósito, não voltava pra casa naquele dia sem conseguir um novo emprego!
Este relato marcou minha vida e fez com que entendesse porque este empreendedor conseguiu chegar tão longe.
Ele nunca desistiu de seu sonho, mesmo quando tudo dizia que deveria abandonar a luta.
O que diferencia um vencedor de outras pessoas é a vontade de vencer e a não aceitação da situação atual.
A isso damos o nome de auto-motivação.
Pessoas auto-motivadas encontram em si mesmas razões para não desistir e contagiam pessoas com sua persistência a tal ponto que todos querem vê-la vencedora e ainda mais, tentam ajudar no que podem para que isso aconteça.
Isso é percebível nas empresas quando vemos aquele profissional que se doa ao máximo e que todos admiram e seguem como um líder sem que o mesmo faça esforço algum e quando o vemos crescer ficamos felizes porque conseguiu. Outra característica marcante deste profissional tão requisitado no mercado é que não o vemos falando mal da empresa ou do trabalho. Ele valoriza cada relacionamento construído e ajuda os colegas a crescerem porque deseja o sucesso de todos a sua volta. Seu perfil é pautado em ações transformadoras e quando algo não lhe agrada certamente toma providencias para mudar a situação ou para mudar de situação.
O auto-motivado traça objetivos firmes, acredita no seu potencial, trabalha para melhorar sempre, busca aprendizado onde ainda é falho e sabe que suas realizações serão do tamanho de seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário